26 de dez de 2007

Green Building : o modelo de certificação brasileiro para prédios públicos

O que era tendência já virou realidade e assim estão em construção os primeiros prédios verdes brasileiros: Eldorado Tower - SP(Inaugurado no mês passado - empreendimento Gafisa); Ventura Towers I e II - RJ (Em construção - empreendimento Tischmann Speyer / Construção Camargo Correa /Método - fotos neste blog), Rochaverá-SP - (em construção empreendimento Tischmann Speyer).

Os chamados “Green Buildings”, certificados através do critério LEED, têm sido desenvolvidos por empresas como modelo de excelência em sustentabilidade para edificações. Além disso, no Brasil, pode-se caminhar, futuramente, para uma certificação própria, especialmente para prédios públicos, levando em conta a conjuntura interna do país e as diversidades regionais de clima e materiais.

As vantagens obtidas vêm, primeiramente, através de melhorias no projeto e concepção dos edifícios para que fiquem mais socio-ambientalmente harmonizados. Já para as empresas incorporadoras e construtoras, nota-se ganhos de qualidade e aumento no retorno dos investimentos, como, também, da imagem e reputação destas frente à opinião pública. Os futuros ocupantes serão beneficiados em termos de menores custos condominiais e melhor qualidade de vida interna, por exemplo. A construção sustentável tem se demonstrado como um sistema ganha-ganha e com isto tem criado um círculo virtuoso que tende a turbinar a tendência para estes tipos de construção.


fonte: câmara dos arquitetos

Nenhum comentário: