7 de dez de 2007

O bom negócio da sustentabilidade - Assunto para se pensar!

"Não existem bons negócios em sociedades falidas".

"Um mundo de responsabilidades partilhadas entre empresas, governos e sociedade, no qual a força da economia está intrinsecamente relacionada aos cuidados com o ambiente. Assim, a ameaça de extinção agora também paira contra as espécies agressoras da natureza. “Empresas que não adotarem práticas de desenvolvimento sustentável vão desaparecer ao longo da próxima década”

"O caminho correto para a sustentabilidade pressupõe a adoção de novas
condutas práticas, simples e sobretudo economicamente viáveis"

"Foco no sistema de mercado aberto e competitivo e tendo em perspectiva pressupostos como democracia, transparência e redução de custos, inclusive os ambientais."


"três cenários possíveis para nosso futuro comum. Um, denominado “Frog” (das iniciais First Raise Our Growth: “Vamos crescer primeiro”), sugere a manutenção das coisas como estão e a conseqüente catástrofe planetária. É também uma metáfora assustadora: frog em inglês é sapo, um animal que, ao não perceber o aquecimento gradual da água, se deixaria cozinhar até a morte. No segundo cenário, denominado “Geopolítico”, Almeida antevê o sacrifício econômico de algumas nações em nome da manutenção da vida no planeta. O terceiro e ideal cenário é denominado de “Jazz”, numa analogia ao ritmo musical no qual o talento individual depende da cooperação dos demais integrantes da banda para produzir boa música.


Fernando Alves Almeida graduou-se em Engenharia Civil-Sanitária e possui mestrado em Engenharia do Meio Ambiente pelo Manhattan College, EUA.

Nenhum comentário: