20 de jan de 2008

Dongtan Eco-City (A cidade sustentável da China)



Na tentativa de mudar a imagem do país de vilão mundial do meio ambiente, a China inicia a construção da primeira cidade sustentável não apenas ambientalmente, mas também socialmente, economicamente e culturalmente.

Dongtan estará localizada na terceira maior ilha da China perto da desembocadura do Rio Yangtze. O local de 86 km2 é adjacente a um parque aquático de importância Global. A área urbana será ocupada até 1/3 da área total, sendo os 2/3 remanescentes serão reservados à agricultura e preservação do meio ambiente.

Dongtan produzirá sua própria energia a partir do vento, solar, bio-combustível e do lixo reciclado da cidade. Tecnologias limpas como células de hidrogênio abastecerão o transporte público. Uma rede de ciclovias e vias para caminhadas ajudarão a cidade a atingir emissões próximas de zero. As fazendas de Dongtan utilizarão métodos orgânicos para a produção de alimentos.

Dongtan será uma cidade de três vilas, com uma fase demonstrativa que abrigará 10.000 pessoas até 2o1o. Ela será uma cidade vibrande com corredores verdes e alta qualidade de vida para os moradores. A cidade foi projetada para atrair empregados de todas as camadas sociais na esperança que as pessoas escolherão viver e trabalhar lá.

Dongtan demonstrará ao mundo que a China é capaz de trabalhar ao lado do meio ambiente e fornecerá uma metodologia sustentável que poderá ser replicada em outros lugares do mundo.

fonte: Arup Projects - East Asia

Nenhum comentário: