16 de fev de 2008

A Estratégia do Oceano Azul –W.Chan Kim – Renée Mauborgne




Tentar resumir este livro num simples “post” seria muita pretensão, tamanho o nível de detalhamento e quantidade de cases e ferramentas que o livro contém. Mas, para dar uma idéia geral do livro transcrevo abaixo alguns trechos com a explicação conceitual do assunto:

Oceanos Vermelhos e Oceanos Azuis:

Os oceanos vermelhos representam todos os setores hoje existentes. É o espaço do mercado conhecido. Já os oceanos azuis abrangem todos os setores não existentes hoje. É o espaço do mercado desconhecido.

Nos oceanos vermelhos, as fronteiras setoriais são definidas e aceitas, e as regras competitivas do jogo são conhecidas. Aqui as empresas tendem a superar suas rivais para abocanhar a maior fatia da demanda existente. À medida que o espaço de mercado fica cada vez mais apinhado, as perspectivas de lucro e de crescimento ficam cada vez menores.

Os oceanos azuis, em contraste, se caracterizam por espaços de mercado inexplorados, pela criação de demanda e pelo crescimento altamente lucrativo. As empresas precisam ir além da competição e descobrir novas oportunidades de mercado ainda inexploradas.


Inovação de Valor: A pedra angular da estratégia do Oceano Azul:

A inovação de valor ocorre na área em que as ações da empresa afetam favoravelmente sua estrutura de custos e sua proposta de valor para os compradores. Obtém-se economias de custo mediante a eliminação e redução dos atributos da competição setorial. Aumenta-se o valor para os compradores ampliando-se e criando-se atributos que nunca foram oferecidos pelo setor.


Embora as condições econômicas indiquem a necessidade crescente de seguir estratégias de Oceano Azul, ainda predomina a crença generalizada de que as chances de sucesso são mais baixas quando as empresas se aventuram além dos espaços de mercado existentes. Evidentemente, nunca se pode falar em estratégia sem risco. A estratégia sempre envolverá oportunidades e riscos.

O livro é extremamente interessante e detalha passo a passo a elaboração e execução da estratégia do oceano azul. Cabe a cada um adequar o aprendizado á sua área de atuação empresarial. Leitura indispensável.


conheça os autores no link abaixo:

Nenhum comentário: