10 de abr de 2008

Aplicações do OSB na construção civil

formas em OSB

Resistente e versátil, o OSB pode ser usado em várias etapas de qualquer construção, seja uma obra convencional ou realizada pelo sistema de construção seca: tapumes, alojamentos provisórios, fôrmas, passarelas, bandejas de proteção, lajes, coberturas e estruturas

O OSB é um produto de grande versatilidade e pode ser utilizado de diversas maneiras na construção civil. Conheça algumas aplicações:


Aplicações na construção civil convencional


Entende-se por construção convencional o sistema tradicional utilizado no Brasil, com alvenaria ou estruturas de concreto moldado no local. Nesse sistema, o OSB pode ser utilizado no período da obra nos tapumes, instalações provisórias, bandejas de proteção, passarelas, formas de concreto, etc.


Na construção definitiva o OSB pode ser utilizado em mezaninos e na cobertura.

Aplicações na construção seca O termo construção seca se caracteriza pela não utilização de água na execução da obra. Um exemplo desse tipo de construção seria o sistema framing, que pode ser executado tanto com estrutura em madeira (Wood Frame) como em aço (Steel Frame). Nesses sistemas o OSB pode ser utilizado nas paredes, lajes e cobertura. Fechamento de obras (tapumes) Como o OSB é produzido com colas a prova de água, garante uma ótima aparência e alta resistência à delaminação e ao empenamento, sendo assim excelente para fechamento de obras.
Instalações provisórias (canteiros de obras) Como o OSB tem mesma resistência mecânica do compensado, pode ser utilizado da mesma maneira, com os métodos habituais de construção.


Fôrmas de concreto Para fôrmas de concreto de vigas, lajes, pilares e fundações onde não serão necessárias muitas utilizações poderá ser utilizada a tábua em OSB, com garantia de 2 a 3 usos.


Passarelas e bandejas de proteção Para esta aplicação podem ser utilizadas a chapa de OSB ou a tábua em OSB.


Mezaninos, palcos, passarelas e afins O OSB pode ser muito bem utilizado nestes tipos de estruturas com o máximo de qualidade. Veja a tabela de cargas verticais admissíveis do OSB.


Coberturas e telhados Sobre uma estrutura de madeira ou aço, as placas de OSB são uma excelente opção para compor o substrato de telhados e coberturas.

fonte: Portal OSB

Um comentário:

Augusto Moraes disse...

Qual a possibilidade de usar o OSB na construção de paredes externas?
Existe uma maneira de impermeabiliza-lo?