20 de abr de 2008

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO BIOGÁS

Foto de Usina de Purificação do Biogás


O aproveitamento do biogás, produto do tratamento de esgoto, para geração de energia elétrica ocasiona uma redução no potencial de poluição do meio ambiente, uma vez que é composto por acentuada concentração de gás metano (CH4), cerca de 24 vezes superior ao dióxido de carbono (CO2), no que se refere ao efeito estufa.


Para que o biogás possa ser utilizado como combustível, seja em motores, turbinas a gás ou microturbinas, é necessário identificar sua vazão, composição química e poder calorífico, parâmetros que determinam o real potencial de geração de energia elétrica, além de permitir dimensionar os processos de pré-tratamento do biogás, como a remoção de H2S (ácido sulfídrico) e da umidade, com o propósito de evitar danos aos equipamentos da instalação e aumentar seu poder calorífico.


O biodigestor utilizado no projeto em questão opera 24 horas por dia e sua produção estimada de biogás corresponde a 5,3 m3 por dia, considerando-se uma vazão média de esgoto de 3 m3 por hora. Este equipamento era empregado somente para pesquisas referentes ao pré e pós-tratamento do efluente (esgoto).


O biogás gerado era emitido para a atmosfera sem ser tratado, atualmente este é armazenado, para posteriormente, ser queimado num motor ciclo Otto, com a finalidade de demonstrar a possibilidade de geração de energia elétrica a partir do mesmo.


O aproveitamento energético do biogás objetiva a melhoria do desempenho global do tratamento do esgoto, reduzindo a emissão de gases efeito estufa, colaborando para aumentar a eficiência energética da estação de tratamento e, conseqüentemente, a viabilidade do saneamento básico no País.


Para maiores detalhes acessem o artigo completo no link abaixo:



fonte: Pesquisa - Profa. Dra. Suani Teixeira Coelho1, Msc. Sílvia Maria Stortini González Velázquez2, Eng.Vanesa Pecora3, Eng. Fernando Castro de Abreu4 - USP

Um comentário:

boi disse...

Olá, procuro artigos, dissertações u teses, ou projetos particulares em que plantas para geração de energia a partir de biogás obtiveram sucesso se mostrando viáveis e entraram em operação. Poderiam me ajudar, até o momento não encontrei nenhuma, POr favor entre em contato comigo

Obrigado