10 de abr de 2008

OSB - Opção para casas populares?



OSB do piso ao teto


Concebida como um laboratório de técnicas, a Casa Salvatore, em Cotia - SP, usou o OSB na estrutura, paredes e piso. Tudo foi feito a partir de peças pré-fabricadas, cuidadosamente desenhadas
Ex-colaborador do engenheiro Hélio Olga, especialista em construções que utilizam a madeira, o também engenheiro Daniel Salvatore aproveitou essa experiência na construção de sua própria casa, em Cotia - SP. E fez quase tudo - estrutura, piso, paredes e forro- de madeira ou derivados, concentrando boa parte do processo numa equipe única.
O plano era desenvolver um protótipo para futuros negócios. Da conversa com o antigo patrão surgiu um acordo: Hélio ofereceria o material e a montagem a preço de custo e ajudaria no desenvolvimento; os resultados seriam usados por sua empresa. Outros participantes entraram na empreitada: os arquitetos Henrique Fina e Marcus Vinícius Barreto Lima (que também trabalhavam na Ita Construtora).
A Masisa forneceu os painéis de OSB, vendidos com um preço especial.O projeto foi iniciado em 2003 e consumiu dois anos de trabalho, seguindo as máximas da modularidade e da otimização de material. Valeu: o tempo gasto no projeto foi ganho na etapa de obras, que levou apenas dois meses e meio. O OSB foi usado nas vedações e contraventamento da estrutura, na laje e forro da casa, em função de sua elevada resistência mecânica e rigidez, explica Hélio Olga, que passou a utilizar o material com mais frequência após a construção da Casa Salvatore.
AS ETAPAS DA MONTAGEM
Fundação e estrutura
Depois das sapatas, é feita a montagem da estrutura pré-fabricada de madeira jatobá. As vigas foram executadas com alma de OSB.
Cobertura
A montagem prévia da cobertura evita interrupções da obra em dias chuvosos. Entre o forro de OSB e as telhas metálicas foram instaladas mantas de lã mineral.
Pisos e paredes
As lajes dos pisos, a vedação e o contraventamento da estrutura foram feitos com painéis de OSB. A lã mineral foi aplicada entre a laje e o assoalho.
Revestimentos
Internamente, as paredes ganharam acabamento de gesso acartonado. Externamente, as superfícies foram revestidas com ripas de madeira. A membrana permeável Tyvek protege o forro e as paredes de OSB.
fonte: Portal OSB

2 comentários:

salomao disse...

Eu gostei muito deste projeto. E gostaria de saber quanto fica o custo final por m2 de uma casa popular instalada em Brasilia-DF.


salomao fernandes
Represent. comercl.
fones - 61 - 3485 1879
61 - 9615 9443

ivanete disse...

Adorei o projeto .tenhu uma chacara em cosmópolis e gostari de saber se vc faz projetos casa com sala ,cozinha,banheiro e quarto.
Agradeço desde ja