20 de abr de 2008

RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PODEM SER RECICLADOS NO PRÓPRIO CANTEIRO DE OBRA

Reciclador Móvel de Resíduos da Construção Civil


O primeiro reciclador móvel de resíduos da construção civil do país tem a capacidade de processar 200 toneladas de concreto armado/hora, transformando-as em agregado reciclado, com características que se assemelham as da brita, no próprio canteiro de obra.

Enquanto os municípios se adequam a legislação ambiental, que determina o descarte de resíduos sólidos da construção civil em áreas pré-determinadas para posterior reciclagem, a Craft Engenharia - empresa brasileira especializada em construção pesada, demolições, terraplenagem e pavimentação - adiantou-se às exigências, utilizando um equipamento, único no país, capaz de efetuar a reciclagem no próprio local da obra.

O reciclador móvel é de origem austríaca e trabalha em conjunto com outra máquina, cuja função é preparar os resíduos de demolição que irão alimenta-lo. O resultado da reciclagem é um material que pode, em muitos casos, cumprir as funções da brita, sendo reutilizado na própria obra para aterros, reforço de sub-leito e construção de sub-base de pavimentação. A economia para o construtor vai mais além, uma vez que se elimina o custo de transporte do entulho para as áreas de descarte. Outra vantagem do equipamento é a sua agilidade que não exige nenhum tipo de montagem especial, podendo ser movido, colocado ou retirado do canteiro de obra em qualquer momento, oferecendo, portanto o benefício de ser utilizado em obras das mais diversas dimensões.Completando um ano de operação, o reciclador móvel de resíduos da construção já comprovou sua eficiência em dez obras de grande porte, cujo volume total chega a 40 mil toneladas de material reciclado, das quais 85% foram utilizadas nas próprias obras.

fonte: Ecopress

Nenhum comentário: