27 de jul de 2008

Argamassas Industrializadas - Questões Fundamentais



1. Como é o mercado de argamassas no Brasil?

O mercado de argamassas no Brasil é liderado pelas grandes cimenteiras e possuem uma grande variedade de produtos de qualidade e com preços bastante competitivos. Nos últimos anos a argamassa industrializada apresentou uma grande evolução tecnológica.

2. O que é uma argamassa e do que pode ser composta – propriedades?

A argamassa é composta de aglomerantes, agregados, água e aditivos e o traço varia de acordo com a utilização. As argamassas possuem as seguintes propriedades: plasticidade, aderência, retenção de água, homogeneidade, compacidade, resistência à infiltração, à tração e à compressão e durabilidade.

3. Qual a função da argamassa e qual sua importância para as edificações?

As argamassas podem ser aplicadas em contrapisos, revestimentos internos e externos, assentamento de alvenaria, assentamento de pedras e cerâmicas, etc.
A função está extremamente ligada à aplicação, por exemplo: as argamassas de assentamento tem a função de unir blocos/tijolos e distribuir uniformemente as cargas e minimizar o impacto de eventuais deformações. No caso de uma argamassa decorativa de fachada (massa raspada) além da função estética, tem a função de proteger a estrutura e impermeabilizar a fachada evitando a entrada de umidade. Já as argamassas de revestimento tem a função de proteger contra intempéries e melhoria das condições termo-acústicas da construção.

4. Quais os atributos que uma boa argamassa deve apresentar? Do que depende a qualidade de uma boa argamassa?

Os atributos de uma argamassa variam de acordo com sua utilização e dependem do estudo da relação do sistema estrutural x alvenaria x revestimento. Mas, de forma geral podemos dizer que a argamassa de assentamento é mais rígida e com maior resistência a compressão, a argamassa de encunhamento é mais flexível e com maior módulo de deformação; a argamassa de revestimento interno é menos rica em cimento e com filler de cal proporcionando uma melhor trabalhabilidade e qualidade de acabamento. As argamassas para revestimento externo tem maior teor de cimento e maior resistência à compressão.

A qualidade da argamassa depende basicamente de sua composição, e qualidades físicas decorrentes das características de seus materiais componentes.

5. Qual o papel da mistura no desempenho da argamassa? E dos aditivos?

A mistura é fundamental para o bom desempenho da argamassa. Na mistura garante-se a homogeneização, a padronização do traço e o controle do consumo de água, e assim obtêm-se lotes de argamassas com propriedades iguais garantindo uniformidade à construção.

Os aditivos são vários e têm funções diversas que vão desde o aumento da impermeabilidade na argamassa (com uma resina acrílica incorporada no traço, por exemplo) até aumento da resistência (através da redução de água de amassamento).

6. Qual a importância do controle tecnológico e da dosagem da argamassa?

O controle tecnológico é a forma de garantir que a argamassa que está sendo utilizada está mantendo o padrão especificado inicialmente em projeto durante a utilização. Com ele garante-se que as propriedades previstas inicialmente estejam sendo obtidas dentro de um desvio padrão pré-estabelecido. Isto deve ser feito mesmo para as argamassas industrializadas que apresentam alguma variabilidade entre lotes de produção diferentes.

A dosagem é importante para obtenção das propriedades físicas e químicas esperadas na argamassa. Ela varia de acordo com a utilização, podendo-se aumentar e diminuir o fator água-cimento, alterar os aglomerantes (cal ou cimento geralmente), adicionar aditivos, etc.

7. Quais os tipos de argamassa existentes no mercado e quala a função de cada uma?

Existem muitos tipos com diversas utilizações, tais como:
Argamassas de assentamento,
Argamassas para encunhamento,
Argamassas para revestimento interno,
Argamassa para revestimento externo,
Argamassas para contrapiso,
Argamassas Decorativas,
Argamassas Colantes (para assentamento de cerâmica)

8. Quais os tipos de argamassa que sua empresa produz e qual sua aplicação?

Nas obras de edificações usamos argamassas industrializadas, todas as citadas no item 7.

9. Como deve ser feita a aplicação da argamassa?

A aplicação varia para cada tipo de argamassa e de acordo com a utilização.
De forma geral o procedimento executivo pode ser resumido em : limpeza da superfície da base (para evitar má aderência devido a sujeira); execução de um ponte de aderência (chapisco, etc), aplicação da argamassa , e acabamento de superfície. (dando-se atenção especial ao tempo de cura após execução, antes da entrada da próxima atividade)

10. Quais os problemas mais comuns na aplicação da argamassa? E as principais patologias encontradas?

Observam-se os seguintes problemas na aplicação da argamassa: falhas na limpeza de superfície, dificuldades de acabamento, e tratamento inadequado de juntas, além de falhas geométricas eventuais. As patologias mais comuns são desplacamento de argamassa devido a sujeira do substrato, fissuração de superfície (em locais expostos ao sol), fissuras no encontro de dois materiais com módulos de deformação diferentes.

11. Os produtos da empresa atendem normas técnicas? A empresa faz parte de programas de qualidade?

A empresa somente utiliza argamassa industrializadas normatizadas. A empresa possui Sistema de Gestão de Qualidade Implantado em todos os seus processos, sendo certificada no PBQB-H nível A e ISO 9000.

12. Com relação à argamassa, a empresa oferece algum serviço diferenciado voltado para o atendimento de profissionais do setor da construção (engenheiros, arquitetos e construtores?)

As empresas das quais compramos argamassa possuem departamento técnico e dão todo o suporte necessário à equipe de obra. Porém, em algumas obras de maior complexidade contrata-se consultores especializados para projeto de revestimentos e acompanhamento de execução.

13. Quanto às questões ambientais, como e empresa trata assuntos como: resíduos industriais e utilização de pigmentos e solventes? Outros pontos que queiram abordar.

Uma das prioridades e é preciso possuir para isso uma equipe voltada para a implantação de ações para a gestão ambiental em todas as construtoras. Na área de edificações os resíduos são tratados em conformidade com o manual de tratamento de resíduos de edificações publicado pelo Sindusconsp e disponível no site http://www.sindusconsp.com.br/.

14. Destacar uma argamassa, de preferência aquela que possui mais diferenciais.

As argamassas disponíveis no mercado possuem desempenhos muito similares. A diferenciação está ocorrendo na parte logística do produto. Neste aspecto podemos destacar o Sistema Matrix, da Votomassa; que possui um sistema de silos de onde o material é bombeado a seco diretamente ao local de sua aplicação, evitando assim a movimentação no interior do canteiro de obra.

http://www.votoran.com.br/produtos/hotsite/argamassa/base.htm

(visite o link acima para fotos e verificação do sistema matrix, clique na aba do sistema matrix ao abrir o link)

15. Qual o diferencial dos produtos da empresas com relação a outras marcas?
http://www.votoran.com.br/produtos/hotsite/argamassa/base.htm

O site do fabricante detalha muito bem os diferenciais.

Um comentário:

lalalyrio disse...

olá!
gostei muito do texto.
muitíssimo interessante o blog tb
Sou estudante de engenharia civil,da UFES.
estou fazendo um trabalho sobre Argamassa, vc tem algum material pra me enviar?
caso tenha:
lalalyrio@gmail.com

Grata,
Larissa Lyrio