26 de jul de 2008

O sistema Modulor de Le Corbusier


Chapel de Notre Dame du Haut e Mosteiro de Sainte-Marie de la Tourette

Entre 1942 e 1948, Le Corbusier desenvolveu um sistema de medição que ficou conhecido por «Modulor». Baseado na razão de ouro e nos números de Fibonacci e usando também as dimensões médias humanas (dentro das quais considerou 183 cm como altura standard), o Modulor é uma sequência de medidas que Le Corbusier usou para encontrar harmonia nas suas composições arquitecturais. O Modulor foi publicado em 1950 e depois do grande sucesso, Le Corbusier veio a publicar, em 1955, o «Modulor 2».

O sistema Modulor pode ser observado em muitos dos mais notáveis edifícios de Le Corbusier, especialmente na Chapel de Notre Dame du Haut.

Este sistema de medição não foi, nem nunca pretendeu ser um método para gerar padrões. O próprio Le Corbusier não o aplicou no desenho de superfícies, preferindo superfícies vazias (amplas e frias) de betão então chamadas "brutalistas". Quando ele o realmente usou, juntamente com o seu assistente Iannis Xenakis, no Mosteiro de Sainte-Marie de la Tourette, criou fachadas casuais, puramente decorativas, e não um padrão.




Nenhum comentário: