2 de ago de 2008

A Catedral de Santa Maria del Mar - Barcelona


Catedral de Santa Maria del Mar, Barcelona.

Santa Maria do Mar é considerada um dos mais belos templos erguidos na Idade Média. Sua maior virtude, é ter sido construída num período ininterrupto de 55 anos, sob uma só influência arquitetônica, que a torna expoente máximo do gótico catalão. Em seu interior é possível sentir o espírito que Berenguer de Montagut, seu arquiteto e mestre-de-obras, tentou imprimir-lhe: “a igreja do povo”, construída pelo povo e para o povo, protegida e protetora, tendo a luz mediterrânea que flecha a rosácea como seu diferencial.

A igreja foi construída no bairro da Ribera, que, a princípio, era somente o endereço de pescadores, estivadores e todo tipo de gente humilde. O bairro tornou-se próspero e a antiga igreja romana onde os pescadores veneravam sua Virgem ficou pequena para os paroquianos abastados. Os esforços econômicos da Igreja barcelonesa e da realeza, entretanto, concentravam-se unicamente na reconstrução da catedral da cidade.

Unidos pela devoção, os paroquianos de Santa Maria do Mar dão início, em 25 de março de 1329, à construção daquele que deveria ser o maior monumento à Virgem Maria. Em torno de 1350, as paredes, as capelas laterais e a fachada foram terminadas. Treze anos mais tarde, em 1373, um terremoto assolou Barcelona e derrubou o campanário da igreja. Faltando concluir o quarto trecho das abóbadas, um terrível incêndio devastou Santa Maria, reduzindo a cinzas a sacristia, o coro, os órgãos, os altares e tudo mais que não fosse de pedra. O esforço e o dinheiro do povo foram destinados a tudo que o fogo consumiu por completo. Em 3 de novembro de 1383, foi colocada a última parte da abóbada, que levava o escudo da junta de obras em honra a todos os cidadãos anônimos que contribuíram, e, finalmente, em 15 de agosto do ano seguinte, a igreja de Santa Maria do Mar foi inaugurada com uma missa solene.

Um comentário:

André disse...

Renato, estou lendo o livro "A Catedral do Mar" que é um romance lindo que conta a história da construção da Catedral de Nossa senhora do Mar de Barcelona...vale a pena!!

Abraço

André
tiespero@gmail.com