17 de ago de 2008

Fachada da Torre Almirante - Rio de Janeiro

Com 120 metros de altura, a Torre Almirante ocupa terreno no centro do Rio de Janeiro, próximo à Cinelândia


Pontual Arquitetura e Robert Stern - Fachada da Torre Almirante, Rio de Janeiro-RJ - O escritório Robert Stern foi contratado para fazer o design do edifício e de todas os espaços internos. A partir do conceito elaborado pelo escritório norte-americano, o Pontual fez o desenvolvimento e detalhamento do projeto, que ganhou aspecto arquitetônico diferente.



Volume de cristal:Desenhada com superfícies planas, curvas e inclinadas e executada com 11 diferentes tipos de vidro, de espessuras variadas, além de placas de granito, a fachada da Torre Almirante foi construída com sistema ajustável às diversas exigências da obra. O edifício tornou-se um volume de cristal de 120 metros de altura, a brilhar no cenário do centro do Rio, nas vizinhanças da Cinelândia.


O conceito que norteou o desenvolvimento do projeto arquitetônico foi permitir que a edificação oferecesse visibilidade tanto interna como externa, para dela se descortinar a vista da baía da Guanabara e do Pão de Açúcar.


Com o cuidadoso estudo de vários tipos de vidro, foi possível conceber fachadas transparentes que privilegiam a entrada de luz natural nos ambientes.




Nenhum comentário: