3 de ago de 2008

Foster recria tenda mongol na capital do Cazaquistão


Será a maior tenda do mundo. Permanente. Transparente. Climatizada e com todas as comodidades associadas ao lazer. Rio, parque aquático tropical, piscinas de ondas, campo de golfe com nove buracos, centro de espectáculos e exposições, lojas, cinemas e estacionamento. Uma cidade dentro de portas, como já lhe chamam, erigida em Astana, a nova capital do Cazaquistão. Pela ambição de um homem, o presidente Nursultan Nazarbayev, e pelo engenho do mais reputado arquitecto britânico, lorde Norman Foster.

A Khan Shatyry - ou "iurte gigante", como foi entretanto baptizada pelos cazaques, evocando as tendas do imperador Gengis Khan (1167-1227) - será um "centro de entretenimento" único no planeta e deverá ter os seus cem mil metros quadrados concluídos dentro de um ano.

Segundo o atelier de Norman Foster, este "dramático ponto cívico da capital do Cazaquistão" erguer-se-á de uma base elíptica a 200 metros, dominando o skyline de Astana. Segura por um mastro, toda a estrutura (uma rede de cabos) será revestida a EFTE, material que absorve a luz mas protege o interior do clima da estepe asiática - mais de 30 graus negativos durante seis meses de Inverno, mais de 30 positivos no Verão.
fonte: Diário de Notícias - Portugal

Um comentário:

Larissa disse...

Olá, gostei muito do blog e gostaria de fazer um network com vocês pois atualmente tenho uma vaga para engenheiro civil - residente, para o Rio de Janeiro. Caso alguém se interesse enviar currículo para larissa.loureiro@msarh.com.br

Obrigada!