30 de ago de 2008

Implantação de Sistemas ERPs com Reengenharia



Está na moda dentre as empresas de todos os setores a implementação de softwares de gestão integrada (ERP - Enterprise Resource Planning) , que promete a integração e automatização dos processos com ganhos de eficiência e melhor governança corporativa. Dentre os sistemas mais conhecidos destacam-se SAP (alemão), Oracle (americano), Microsiga (Brasileiro), dentre outros.

A Bolsa de Nova Iorque passou a exigir das empresas que pretendem abrir capital a utilização do SAP, impulsionando ainda mais este mercado.

O problema é que na grande maioria das vezes estes sistemas não conseguem cumprir o prometido e observam-se resultados muito aquém do esperado.

Para que não haja problemas e o ERP realmente funcione como ferramenta temos que nos ater aos seguintes passos:

1. Desenhe detalhadamente os processos existentes na empresa (formalize estes processos em documentos formais).
2. Faça uma análise crítica destes processos, otimizando os mesmos com equipe multidisciplinar que tenha pelo menos um representante de cada processo. Esta discussão é fundamental para que os processos sejam enxutos e não se automatize burocracias inúteis. Faça uma Reengenharia de Processos e elimine tudo aquilo que não agrega valor.
3. Divulgue os objetivos e as formas de implementação do ERP e eleja um responsável / multiplicador para cada um dos processos.
4. Avalie a infra-estrutura física de TI da empresa. Não adianta nada ter um sistema automatizado de gestão em um ambiente lento e de baixa estabilidade. Invista em equipamentos.
5. Treine adequadamente as pessoas. Os ERP´s não substituem as pessoas, e se as mesmas não estiverem devidamente treinadas as informações constantes no sistema não serão confiáveis e os processos não rodarão na prática. Não economize em treinamento.
6. Customize o sistema de acordo com a necessidade da empresa mas, sem exageros. Não crie número excessivo de relatórios. Faça mais com menos.
7. Aplique técnicas de Mentalidade Enxuta (Para entender melhor o conceito, procure informações a respeito em posts antigos deste Blog).
8. A Implantação de um ERP promove mudanças empresáriais, e como qualquer evento de mudança requer gestão ("Gestão da Mudança")

Nenhum comentário: