17 de set de 2008

Contenções Pré-moldadas : Vantagens





Vantagens do sistema


As principais vantagens estão no ganho de agilidade, custos e redução significativa de serviços durante as etapas construtivas, se comparadas ao método convencional (prancheamento de madeira e talude provisório). Com o uso de placas duplas pré-moldadas, podem ser eliminados alguns serviços:
Prancheamento, fôrmas e escoramento para concretagem da cortina moldada in loco
Torna-se desnecessária a cravação de perfis metálicos a serem utilizados como pilares provisórios
Tratamento de toda a cortina com reboco para acabamento final
Remoção sob a laje de volumes consideráveis de terra proveniente dos taludesAlém disso, o sistema chega a proporcionar uma economia de 10 a 15% em relação ao sistema convencional. Outros custos agregados que constituem vantagem desse sistema são:
Aumento da área de canteiros.
Redução da quantidade de aço nas cortinas
Diminuição do volume de concreto (espessura final da cortina de 15 cm)
Industrialização e limpeza da obra, e qualidade dos serviçosCom relação à segurança, ficam eliminadas as situações de risco devido à escavação de cachimbos junto a pilares próximos à divisa. Para obras localizadas em bairros denominados quadriláteros, em São Paulo, a escavação total da obra representa maior velocidade e menor custo, uma vez que é feita a céu aberto. No caso convencional, a remoção de taludes provisórios fica comprometida, pois a escavação com equipamento de menor porte sob a laje é mais onerosa e demanda mais tempo de serviço.


fonte: Engenheiro Daniel Rozenbaum - Engenheiro Odair Boari ThomazE-mail: fundacta@fundacta.com.br

Nenhum comentário: