17 de set de 2008

Parede-cortina pré-moldada - Seqüência Executiva





Após a cravação dos perfis metálicos na periferia, executam-se as ancoragens, dimensionadas conforme o solo, as construções vizinhas existentes e as etapas definidas no projeto. Todo o processo se desenvolve de maneira a evitar a utilização de andaimes e a permitir a continuidade da escavação. Procede-se simultaneamente à escavação e montagem das cortinas de contenção utilizando-se as placas duplas. Nessa etapa inicial, a altura escavada deve atingir a cota da primeira laje do subsolo.

A montagem prossegue até concluir-se todo o perímetro da obra. Uma eventual armação vertical pode ser colocada entre os painéis duplos, conforme orientação do projetista estrutural, em função dos esforços decorrentes do empuxo de terra. Segue-se então a concretagem do interior das placas no primeiro trecho (foto 6).Analogamente, a escavação avança até a cota da próxima laje, com simultânea montagem das placas duplas e colocação da armação. Após a montagem de toda a cortina no perímetro da obra, a concretagem é feita pelo vão da laje superior.

A fundação da obra pode ser executada e ainda há possibilidade de concretagem do piso do último subsolo. A estrutura pode ser iniciada e as lajes dos subsolos e do térreo travarão as cortinas.
fonte: Revista Téchne

Nenhum comentário: