17 de set de 2008

Paredes de Concreto Moldadas in loco - para casas populares






O sistema construtivo com paredes de concreto é uma excelente alternativa para a construção de casas e sobrados com grande repetição ou velocidade. Podemos também executar edifícios residenciais e comerciais. Neste caso, o mais usual, é fazer paredes de concreto no núcleo central ( escadas e elevadores ) e as paredes externas.




Situam-se neste caso :



•Paredes moldadas in loco de concreto celular•Paredes moldadas in loco de concreto auto-adensável•Paredes de placas pré-moldadas ( colocadas com equipamentos ou sistema tilt-up )•Paredes com concreto dentro de blocos de isopor ( sistema Isocret )
A fundação deve ser preferencialmente um radier para facilitar a montagem das formas ou encaixe dos pré-moldados. Utiliza-se também sapatas corridas ou baldrame sobre estacas.
O sistema de formas pode ser de formas plásticas com reforços metálicos, formas de chapa compensadas com reforços metálicos ou formas de alumínio.




O concreto a ser utilizado nos sistemas de concretagem in loco precisam ser corretamente dimensionada para termos boa consistência, fluidez e baixa retração. O uso de aditivos é bastante comum.
Podemos utilizar uma ou duas telas de reforço nas paredes mais as armaduras para os efeitos localizados ( aberturas e parte superior ) . Este dimensionamento depende do comprimento das paredes, módulo de elasticidade, coeficiente de retração e resistência a tração do concreto.
Os diferentes sistemas já foram testados em suas condições de resistência e habitabilidade ( conforto térmico e acústico ). Vejam em anexo:
- paredes de concreto celular: DCT.T.15.006.2005-R0 - paredes de concreto: DCT.C.15.003.2006-R0




fonte: © 2007 - Wendler Projetos Estruturais

2 comentários:

helvecio disse...

Você tem algum exemplo de obra de edifício, que utilizou paredes externas e de elevador, de concreto? Tem fotos? Obrigado!

Alexsandro E. da Silva disse...

Pretendo sugerir a tecnologia na construção de guaritas de segurança. Existe algum teste de resistencia a tiro "bala" nessa estrutura?