26 de nov de 2008

Como funciona a neutralização de carbono ?


Com bandas como Coldplay e Pink Floyd lançando álbuns neutros de carbono, companhias aéreas como a Silverjet querendo a neutralidade de carbono e uma crescente tropa de celebridades mostrando seus estilos de vida de pouco carbono, nos perguntamos como todos eles fazem isso. Como as bandas, empresas e pessoas cancelam uma emissão que parece inevitável? A neutralização começa com a medição da sua pegada de carbono e a avalização de como será a redução. É um esforço concentrado para produzir menos lixo e usar mais energia renovável. Depois de alcançar seu limite da redução ou do conforto, outros mecanismos sobre a compensação ou neutralização de carbono de outros projetos ou empresas pode fazer o resto.

A compensação de carbono é um comércio. Quando compra um produto que adere à neutralização, você financia projetos que reduzem emissões de gases do efeito estufa (GEE). Os projetos podem ser de reflorestamento, ampliação ou mudanças em usinas elétricas e fábricas ou aumento da eficiência energética de prédios e transportes.

O mercado de compensação de carbono permite que você pague para reduzir o GEE mundial total em vez de fazer reduções radicais ou impossíveis sozinho. As emissões GEE se misturam rapidamente no ar e, diferentemente de outros poluentes, se espalham por todo o planeta. Por isso, não importa onde as reduções de GEE ocorram. Importa apenas que menos carbono seja jogado na atmosfera.

A participação no mercado de compensação de carbono é voluntária. As pessoas e empresas podem comprá-los para reduzir suas pegadas de emissão de carbono ou melhorar sua imagem ambientalista. O mercado de compensação de carbono pode neutralizar atividades específicas como viagens aéreas e terrestres ou eventos como casamentos (em inglês) e conferências.

Alguns ambientalistas duvidam da validade e eficácia do mercado de compensação e, por ser um mercado crescente, é difícil julgar a qualidade dos fornecedores e projetos. As árvores nem sempre vivem uma vida inteira, projetos de compensação (para a contenção a longo prazo de emissões) às vezes falham e empresas de consultoria, às vezes, enganam seus clientes. Além disso, atividades voluntárias podem facilmente se tornar uma desculpa para se comportar mal sem se sentir culpado por isso.

A compensação de carbono, entretanto, aumenta a consciência sobre a diminuição do GEE no mundo. Aprenderemos neste artigo como a compensação de carbono reduz as emissões globais.

fonte: How Stuff Works - por Sarah Dowdey

Nenhum comentário: