2 de nov de 2008

MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS


O QUE É UM PROCESSO DO NEGÓCIO?
Um Processo de Negócio é uma atividade, ou um conjunto de atividades, realizada em uma empresa para criar ou adicionar alguma espécie de valor para seus clientes. Um processo tem pontos de início e fim bem definidos, cada um dos quais associados com um cliente.
Um cliente, no sentido aqui empregado, pode ser tanto um cliente externo da empresa, como uma área funcional interna.
Pode ser útil visualizar os processos de negócio como uma estrutura hierárquica, com os principais processos no topo, cada um formado por sub-processos, e assim por diante. Um negócio (empresa) pode ter entre cinco, nove ou mais processos de negócios principais, e esses podem atuar através das divisões, departamentos ou áreas funcionais da organização. Este número depende muito do enfoque das pessoas que identificam os processos de negócios.
Qualquer coisa que se faz na organização, pode ser visualizado como um processo de negócio. Como exemplo, uma empresa pode ter definido como um processo principal "Prover Suprimentos para as atividades da empresa ". Neste caso, alguns dos sub-processos podem ser: "Efetuar Compras", "Administrar Estoques" e "Receber Materiais Comprados". Cada um destes sub-processos pode ser subdivido, e assim por diante.
Pensar em termos de Processos de Negócio permite criar modelos que ajudam a entender o que acontece atualmente na empresa. Com este entendimento, é mais fácil propor melhoramentos aos processos, ou mesmo desenhar processos totalmente novos.
O QUE É MODELAGEM DO PROCESSO E POR QUÊ USAR?
Modelagem de Processos significa desenvolver diagramas (Diagramas de Processos) que mostram as atividades da empresa, ou de uma área de negócios, e a sequencia na qual são executadas. Muitos negócios são relativamente complexos, assim um modelo poderá consistir de diversos diagramas.
Modelar processos ajuda a entender como funciona uma organização. Modelar um processo pode ser bastante difícil na prática, principalmente quando é a primeira vez, e lembrando, que um processo pode permear diversas áreas funcionais, o que requer um trabalho conjunto de elementos destas áreas funcionais. Durante este trabalho, os participantes apresentam um aumento do entendimento do negócio.
O modelo é um ponto central para que os participantes definam mudanças para melhoramento do processo ou mesmo um desenho completamente novo. Pode ser identificado se um processo é eficiente / eficaz, ou mesmo antecipar sua complexidade, redundâncias e não conformidades (problemas). Se o processo é alguma coisa nova que a empresa está planejando executar, o modelo pode ajudar a assegurar sua eficiência desde o início.
A comunicação do processo , de forma eficiente, para outras pessoas é fundamental. Por melhor que seja um processo, se a comunicação para outros for deficiente, principalmente para aqueles que vão implementar o processo, o esforço desenvolvido pela equipe terá sido em vão. Bons modelos de processos (claros), são a chave para a comunicação.
COMO MODELO UM PROCESSO DO NEGÓCIO?
Uma modelagem de processos pode ser feita através de três tipos de diagramas:
DIAGRAMA DE HIERARQUIA DOS PROCESSOS
DIAGRAMA DE CONTEXTO
DIAGRAMAS DE PROCESSOS

Nenhum comentário: