6 de dez de 2008

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DE EDIFICAÇÕES

Vários países no mundo têm ou estão produzindo leis e incentivos para edificações que sejam projetadas de forma ambientalmente responsável e com alto desempenho. Em muitos deles existem sistemas de certificação ambiental para edificações nos quais se reconhece os melhores desempenhos das edificações em relação a usarem mais critérios de sustentabilidade. Os sistemas de certificação começaram na Europa e essa forma de incentivo difundiu-se em outros países da América (principalmente no Canadá e nos USA) e hoje outros países como Japão, Austrália, México, entre outros, também tem seu próprio sistema de certificação.
Entre os principais sistemas de avaliação ambiental de edificações podem-se destacar:
- LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. USA

- REEAM e ECOHOMES - BRE Environmental Assessment Method. Reino Unido.
- CASBEE - Comprehensive Assessment System for Building Environmental Efficiency. Japão. http://www.ibec.or.jp/CASBEE/

- HQE – Haute Qualité Environnementale dês Batiments. França.

- GREEN STAR– Austrália.
Todos estes sistemas de avaliação são membros do World GBC – World Green Building Council http://www.worldgbc.com, o Conselho de edificações verde mundial. Muitos outros países estão em vias de formar seu próprio conselho e estabelecer um sistema de certificação ambiental.
Em alguns países esta busca também tem partido de incentivos governamentais, como prêmios ou regulamentações. Nos Estados Unidos, por exemplo, estados como Washington exige que todos os seus edifícios públicos tenham o selo verde do LEED na categoria Gold (Ouro).

Um comentário:

Mônica (Pessotto) Mendonça Maria disse...

Acho que você se referiu à BREEAM não é, certificação inglesa. Melhor corrigir REEAM.
Abraços