22 de dez de 2008

Engenharia também no Natal: maior árvore de Natal do mundo é acesa em Itu




Enfeite tem 84 metros de altura e pode ser visto de vários pontos da cidade. A maior árvore de Natal do mundo na cidade dos exageros, Itu (92 km de São Paulo) foi construída no estacionamento do Plaza Shopping Itu, numa das principais entradas da cidade.


A árvore, que é montada pela oitava vez, tem 84 metros, altura equivalente a um prédio de 28 andares. Esse tamanho faz com que a árvore seja vista de praticamente toda a cidade e de estradas ao redor. A árvore gigante de Itu será ligada diariamente a partir das 20h até o dia 06 de janeiro.


As novidades do enfeite este ano são 40 mangueiras com iluminação em LED, que dão movimento à arvore, que poderá ser vista de cinco cores diferentes, que se alternarão a cada dia.A árvore gigante em números:


- São 84 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares;

- O tubo principal que sustenta o enfeite tem 1,5 metro de diâmetro, 80 metros de altura e 12 metros de raiz;

- São 350 toneladas de aço e concreto armado que sustentam dezenas de cabos de aço, festões e holofotes especiais;

- A estrela localizada na ponta da árvore mede 4 metros e é formada por 120 metros de mangueira luminosa vermelha;

- Na construção da árvore foram utilizados 15 mil metros de arame galvanizado, 7 mil de festão prateado e mil metros de cabos de aço para sustentação;

- Para iluminar a árvore, foram instalados 90 holofotes de lâmpada com vapor metálico de 400 watts cada, 100 metros de mangueira colorida e 30 lâmpadas estroboscópicas colocadas sobre a estrela, em sua parte superior;

- A novidade deste ano fica por conta das 40 mangueiras com iluminação em LED com 70 metros cada, totalizando 2.800 metros e seqüencial para cada mangueira, que proporciona efeito de pisca e regulagem da velocidade do efeito.


fonte: Jornal de Itupeva

Nenhum comentário: