12 de jan de 2009

Construtoras terceirizam venda de imóveis



Você entregaria o seu departamento comercial nas mãos de uma outra empresa? A princípio, a idéia parece uma loucura, mas tornou-se uma tendência forte no mercado imobiliário. Para aumentar a qualidade do atendimento, as empresas de construção civil estão terceirizando as vendas para as imobiliárias.

Atualmente, grande parte das empresas de construção civil, além de oferecer a venda direta com o cliente, dá ao consumidor uma outra opção. A compra do imóvel também pode ser feita em uma imobiliária. Entre as vantagens da terceirização, estão a especificidade e a especialização das corretoras.

O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES), Rodrigo Gomes de Almeida, acredita que as imobiliárias estão bastante focadas nessa atividade. As empresas têm uma equipe preparada,
uma grande carteira de clientes e um investimento permanente em novas técnicas de abordagem. “Isso faz com que o atendimento ao cliente seja eficaz, ágil e personalizado”, explicou.

Para as imobiliárias que optam por manter uma equipe exclusiva de vendas, o argumento é uma a política de vendas mais afinada com a construtora, além de um profundo conhecimento do produto que está sendo vendido.

DIFERENCIAÇÃO.
E, para aumentar a participação nas vendas efetivadas, as corretoras investem cada vez mais em serviços diferenciados. A Imobiliária Terreplan, por exemplo, implantou o Sistema de Venda Imobiliária Personalizada.

O sistema proporciona ao cliente, por meio da Internet, um atendimento ágil e seguro. Para o diretor da empresa, Wilson Zon, as construtoras não têm tempo para organizar e gerenciar grandes equipes de vendas. "É mais fácil terceirizar o serviço e, com isso, diminuir os gastos e as preocupações",
explicou.

Já o dono da Imobiliária Francisco Rocha, Francisco Rocha, acredita que a construtora tem que se preocupar em construir. "A função da imobiliária é dar sustentabilidade à comercialização do empreendimento", opinou Rocha.

A prática da terceirização é recente na Grande Vitória, já é feita há bastante tempo nas grandes capitais de todo o país. "O consultor imobiliário está apto a oferecer um atendimento de qualidade, pois possui condições de identificar as necessidades do cliente", explicou Rocha.

Imobiliárias estão capacitadas
A idéia das imobiliárias de que a terceirização das vendas dos
imóveis é uma boa opção, tanto para o cliente quanto para as
empresas, é compartilhada entre algumas algumas construtoras. Há três anos, a Conmar Construtora, por exemplo, terceiriza a venda de todos os seus empreendimentos.

Para o diretor da empresa, Marcelo Martinelli, as empresas terceirizadas são mais capacitadas na área de vendas e, com isso, garantem ao cliente um serviço eficiente e de qualidade.

“As imobiliárias dispõem de maior preparo para atender os compradores, seja em estrutura física, humana ou, até mesmo, na maior flexibilidade de horário”, explicou.

Outra empresa que aderiu à estratégia de terceirização foi a
Morar Construtora. Desde de 2000, a empresa atuava com uma estrutura própria de vendas, mas acabou seguindo a tendência moderna do setor imobiliário. Atualmente, além de comercializar os seus empreendimentos, divide o plantão de vendas com as corretoras terceirizadas.

“Um dos objetivos da terceirização é aumentar a velocidade
das vendas dos empreendimentos”, argumentou o gerente de
Novos Negócios da Morar, Rodrigo Gomes de Almeida.

Mas a Morar deixa a escolha pelo serviço, se a compra vai ser efetuada com a imobiliária ou com a construtora, a critério do cliente.

fonte: Gazeta on-line

Nenhum comentário: