3 de fev de 2009

Considerações a respeito da Gestão por Processos



Amadores tratam todos os acontecimentos da empresa como eventos isolados. Profissionais entendem estes acontecimentos como partes de processos.

Amadores passam o tempo inteiro fazendo levantamento de dados. Profissionais têm processos que disponibilizam os dados continuamente.

Amadores não entendem que todo o projeto cria, modifica ou elimina processos. Esquecem de prever padronização e treinamento no final dos projetos. Profissionais começam um projeto analisando os processos.

Amadores fazem planejamento estratégico sem avaliar processos. Elaboram a matriz SWOT(forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) ignorando os processos da empresa.

Profissionais não fazem brainstorming (amadores adoram brainstorming).

Profissionais analisam seus processos, um a um, tarefa por tarefa, de forma metódica.

Amadores não entendem qual a ligação entre descrições e perfis de cargo e o mapeamento de processos. Fazem aquelas descrições arcaicas, com mil frases sobre as responsabilidades de um cargo. Profissionais apenas copiam e colam o nome dos processos e das principais tarefas na descrição de cargo, que fica simples e sempre atualizada.


Amadores não entendem o que é “gestão por processos”. Profissionais sabem que ou a gestão é sobre os processos ou não é gestão. Amadores dão ordens. Profissionais seguem padrões.


Amadores não entendem a relação entre garantia da qualidade e a existência de processos.


Profissonais sabem que somente processos bem estruturados garantem repetibilidade dos resultados.


Amadores perdem tempo discutindo pessoas. Profissionais ganham tempo avaliando o desempenho de pessoas sempre ligado aos resultados dos processos.


Amadores visitam outras empresas e fazem perguntas soltas. Profissionais fazem a comparação entre os processos de suas empresas e os processos das empresas visitadas.


Amadores promovem eventos anuais, como avaliação de desempenho, planejamento estratégico e levantamento de necessidades de treinamento. Profissionais sabem que tudo o que é anual em uma empresa está errado e para quase nada serve e têm processos contínuos de avaliação de desempenho, planejamento estratégico e treinamento. Profissionais sabem que pessoas são realmente importantes demais para uma empresa para serem avaliadas apenas uma vez por ano, que definir a estratégia uma vez por ano é uma imbecilidade e que treinamento é crítico ao extremo para ter suas demandas levantadas eventualmente e implantam processos que continuamente fazem isto.

Mapear processos, padronizá-los, treinar pessoas, executar a rotina conforme os padrões, estas são as primeiras tarefas de qualquer profissional. Depois, melhorar continuamente os processos.

Amadores querem melhorias em primeiro lugar, ignorando que melhorias sem processos somem como fumaça ao vento.

Nenhum comentário: