24 de fev de 2009

HABITAÇÃO POPULAR - USITETO - USIMINAS



Em Minas Gerais, a industria Usiminas está desenvolvendo um projeto de habitações populares, chamado Usicasa, que está sendo incorporado por prefeituras do interior do Estado. 0 projeto prevê a construção de casas com colunas, vigas, tesouras e ripamento de cobertura em aço USI-SAC-41, protegido contra corrosão, entregue com uma demão de primer à base de óxido de ferro para facilitar a pintura de acabamento. 0 peso total da estrutura, por módulo, é de 580 kg, e é fornecida aparafusada e pronta para montagem, com manual do processo construtivo, projetos de fundação e arquitetônico, instalações elétrica e hidráulica e detalhamento de alvenarias.

0 módulo padrão possui 6 m x 6 m e, de acordo com Flávio Gibram, diretor de planejamento da Pórtico, é montado em menos de três horas, utilizando duas pessoas. Para o fechamento da estrutura podem ser utilizadas alvenarias convencionais de blocos cerâmicos ou de concreto, tijolo, concreto celular, além de placas e painéis industrializados. " Não se trata de uma adaptação de modelos estrangeiros, portanto a estrutura já foi dimensionada e calculada de acordo corri as normas brasileiras vigentes", explica Gíbram.

A estrutura pode receber diferentes tipos de cobertura, como telhas francesas e cimento amianto, com ou sem forro, além dos revestimentos internos, que podem ser definidos pelo proprietário. Os sistemas hidráulico e elétrico dependem do tipo de parede a ser adotada. Atualmente existem unidades prontas nas cidades mineiras de Monte Carmelo, Divinópolis. Caeté, Curvelo e Lagoa Santa.

Um comentário:

Delcio Pimentel disse...

Qual o custo e onde comprar?

Delcio Pimentel
deltel.tv.tb@gmail.com