7 de fev de 2009

A ponte da Normandia - Concluída em 1995




A ponte da Normandia, situada na foz do rio Sena entre Honfleur e Le Havre (ver mapas abaixo), representou um grande avanço tecnológico para a construção de pontes estaiadas. Concluída em 1995 com 856 m de vão central, superou o recorde anterior de vão de uma ponte estaiada, o da ponte Skarnsundet (Noruega), em 326 m.

Antes de sua construção, a ponte sobre o rio Sena mais próxima à costa era a de Tancarville (1959), 20 km para o interior. Embora este acesso tenha sido suficiente por muito tempo, por volta de 1980, a Câmara do Comércio e da Indústria de Le Havre lançou uma campanha para a construção de mais uma ponte, desta vez perto de Honfleur. Mostrando que a ponte iria aliviar o tráfego da ponte Tancarville e facilitar o acesso ao porto de Le Havre, a câmara conseguiu, em 1986, a autorização do governo francês para a sua construção.

A partir de então, a repartição francesa de administração de projetos rodoviários (SETRA), sob a direção do engenheiro Michel Virlogeux , passou a desenvolver o projeto. Após muitos estudos, chegou-se à conclusão de que a alternativa mais viável seria uma ponte estaiada com 2.141 m de comprimento total e com um vão central de 856 m apoiado em duas torres em formato de Y invertido, cada uma com 215 m de altura.

fonte:http://www.lmc.ep.usp.br

Nenhum comentário: