20 de mar de 2009

VRF (ar condicionado)




VRF (do inglês: Variable Refrigerant Flow) ou VRV - Volume de Refrigerante Variável é uma designação de um sistema moderno e versátil de ar condicionado central do tipo Multi-Split.


É um modelo de ar condicionado desenvolvido especialmente para residências amplas e edifícios comerciais de médio e grande porte. Possui um sistema Multi-Split com apenas uma unidade externa ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente por ambiente (podendo chegar a 64 máquinas).

O gás do sistema R-410A, chamado fluido refrigerante ou gás refrigerante, é o responsável pela variação de temperatura do ar. O sistema de refrigeração chamado ciclo de refrigeração é composto por diversos componentes, os quais proporcionam uma condição de funcionamento que permite o retorno desse fluido refrigerante para a condição inicial no ciclo.

O grande diferencial nesse sistema VRF é simplesmente uma combinação de tecnologia eletrônica com sistemas de controle microprocessados, aliado à combinação de múltiplas unidades internas em um só ciclo de refrigeração.

Sua instalação é muito simples, resultando em uma economia de tempo e mão-de-obra, além de manter a arquitetura sem alterar as características do empreendimento, produzindo um baixo nível de ruído e baixo consumo elétrico.

Além de ser versátil e flexível, possui expansão modular e de grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes.

Atualmente a Hitachi Ar Condicionado é a única empresa que detém a tecnologia para produzir esse tipo de equipamento no Brasil.


Conta também com um sistema integrado de controle que já disponibiliza interface com automação própria e Lon Works entre outros. Pode-se dizer que esse sistema, atualmente, é o sistema mais moderno e versátil do mercado. Sua aplicabilidade atende especificações de um sistema de água gelada (Water Chiller), tanto na capacidade de condicionar amplos ambientes quanto na possibilidade de dimensionamento levando-se em consideração a simultaneidade de carga térmica ao longo do dia. Atende também às necessidades de adaptação e versatilidade do sistema tipo Split System, que já vem dominando o mercado de ar condicionado há alguns anos.


Nenhum comentário: