22 de ago de 2009

Alto Luxo - Chateau Margaux e Chateau Lafite


Localizado na Praça Pereira Coutinho, Vila Conceição este empreendimento é um marco da Arquitetura Neoclássica da cidade de São Paulo. O projeto é de 1999 e a construção ocorreu entre 2000 e 2002. Tive o privilégio de participar desse desafio como Gerente de Obras do Projeto e com apoio de diversos profissionais de renome: Arq. Pablo Slemenson (argentino, mackenzista, na minha opinião o melhor arquiteto de altíssimo padrão de São Paulo)Dra. Maria Noronha (na época com 80 anos, primeira mulher formada pela EEMackenzie, especialista em controle tecnológico de concreto, hoje falecida) , Prof Ragueb (grande mestre da Universidade Mackenzie, falecido) , Mestre de Obras José Bianchi (na época com 70 anos, em atuação até hoje, um dos pouco mestres do mercado com sobrenome italiano), José Roberto Dellamain (Engenheiro com grande expertise na Execução de Estrutura de Concreto Armado), Eng Márcio Alvarenga (Diretor da Bolsa de Imóveis, grande conhecedor de projetos de altíssimo padrão), Arq. Ruy Varalla (Grande conhecedor de Planejamento de Obras), etc. Enfim foi um grande desafio profissional e uma grande oportunidade de aprendizado.

Para vencer o desafio tinha em minha equipe pessoas de grande empenho, grande caráter com os quais pude manter grande Amizade: Eng Antônio Carlos Penteado (Alphaplan - excelente visão de planejamento, mackenzista), Eng Walter Verzolla (na época recém formado, empenhado, brigador, comandou a produção, mackenzista), Mestre Josué - B12 (na época, encarregado de obras de uma das empreiteiras de mão-de-obra civil), além de toda equipe administrativa e estagiários de obra. Foi uma obra grandiosa, com grande impacto no mercado imobiliário e que deixa saudades.


2 comentários:

PSC disse...

Caro Renato, pela sua experiência nessa obra fiquei curioso em saber qual o acabamento dos muros externos (parece uma aplicação ao invés de pintura) e se o prédio carrega a mesma tecnolgia de revestimento empregada nos muros. Abs

RENATO RIGO disse...

O muro é revestido por massa raspada da empresa Durex e resina anti-pixação