21 de jul de 2010

Estrutura Metálica - Finalmente Viável?


O sonho de industrialização da construção civil atravessou gerações desde os anos 70 e sempre teve a instabilidade econômica e o alto custo de implementação como principais inimigos.

Finalmente estamos em um momento sem precedentes na construção civil com o mercado imobiliário aquecido com a facilidade de crédito para a baixa renda, aumento da renda da população, investidores internacionais, IPO´s das construtoras com grande captação de recursos, investimentos em obras de infra-estrutura. Enfim, o Brasil do futuro tão esperado está chegando e com ele a modernização de todas as suas indústrias, inclusive a construção civil.

Estamos em um momento em que falta mão-de-obra, falta engenheiros, falta equipamentos e portanto a solução é inovar, industrializar processos, implementar tecnologias.

Dentro deste cenário inicia-se um movimento no Brasil no sentido de se construir grandes torres corporativas de até 40 andares em estrutura metálica. Nos próximos posts iremos detalhar o processo construtivo baseado em visita que fizemos hoje em obra no Rio de Janeiro (Rua dos Inválidos c/ Rua do Senado)- onde fomos acompanhados pela Codeme, no canteiro da WTorre, onde está sendo construido mais um prédio para a Petrobrás.

Nenhum comentário: