4 de set de 2011

Rio Green Building Conference

Em 01/09/2011 participei do painel sobre Certificação Leed - Lições Aprendidas e Desafios

Nossa apresentação tratou do Ventura Corporate Towers - empreendimento da Tishmann Speyer e Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário - Leed Gold 2.0, concluído no ano passado , um dos pioneiros na certificação leed no Brasil .

Duas coisas me surpreenderam neste evento: a) O USGBC não está tão disposto a ter que adequar-se as exigências a diversas questões regionais (por exemplo: a base energética da China é basicamente composta de termoelétricas a carvão com alta emissão de CO2 - assim quando a China adota geradores a gás a emissão reduz com relação às emissões originais e assim consegue-se pontos. No brasil a principal matriz energética é a energia proveniente de usinas hidrelétricas , que incrivelmente não é considerada energia limpa pelo Leed. Portanto se colocarmos geradores a gás estaremos emitindo mais CO2 e mesmo assim ainda estaríamos ganhando pontos). Anteriormente havia um forum de discussão no GBC Brasil onde tentava-se eliminar falhas como esta e assim adequar o Leed às diversas regiões do Globo. No entanto, o USGBC decidiu fazer o Leed Internacional e pronto, isso acaba inviabilizando várias soluções técnicas realmente sustentáveis para o Brasil...Quem sabe o Leed volta atrás se houver um movimento das empresas para adotar o Acqua - sistema de certificação mais aderente às condições nacionais mas, ainda pouco reconhecida no mercado.

b) No evento havia diversas autoridades americanas , buscando trabalho para pequenas empresas norte-americanas que com certeza tem muito a agregar e a ensinar a profissionais brasileiros e também diversas autoridades da prefeitura do Rio de Janeiro - que criou o selo qualiverde - certificação de empreendimentos com incentivos fiscais como moeda de troca. Uma idéia interessante que pode realmente fomentar o surgimento de empreendimentos verde no Rio , principalmente no "Porto Maravilha". Vamos ver se a Lei 5900/11 vira prática!!

Foi um dia dedicado a pensar fora da caixa. Valeu a pena!!!

Nenhum comentário: